segunda-feira, 28 de julho de 2014

Por que não faço parcerias e Afiliados com lojas

Oi gente,
Vou falar de um assunto bem polemico até
As famosas parcerias.

Primeiro o blog existe há dois anos, mas creio que eu só tenha tomado as rédias dele por completo há um ano. Eu postava aqui as vezes, mas era só isso.
A antiga dona havia feito uma parceria com uma loja e uma afiliação. Quando eu fiquei com o blog simplesmente tirei tudo e resolvi voltar do começo.

Agora vamos ao ponto:
A loja era basicamente uma afiliação também.
A blogueira era obrigada a fazer um post por semana sobre a loja e se o blog desse lucro para loja ela podia enviar algo.
Agora deixa eu dizer uma coisa pra vocês.
Isso é parceria burra.
Disse isso a antiga Dona.
Lojas fazem isso para ganhar confiança no mercado..
Blogs são ótimas influencias no mercado e as lojas abusam disso.

Parceria como o nome bem já diz
É algo que tenha interesse em comum, uma via de mão dupla.
Se uma parceria é feita é porque a loja confia na blogueira e visse versa.
Ou seja se você fecha uma parceria a loja quer lucro, mas e você?
Vai ficar olhando enquanto a loja ganha em cima das suas custas e esperar até o dia em que eles lembrem que você existe e começam a pensar se vale a pena ou não.
A maioria das lojas querem que blogueiras façam post dos seus produtos sem que vocês conheçam eles de verdade, sem saber se eles são bons.
Isso gera mentira
E vai ser o seu blog que vai ficar com uma fama ruim na rede. Isso impede que no futuro lojas boas entre em contado com o blog.
Acredito que para se fazer uma parceria o blog tem que fornecer algo para a loja. Visualizações em primeiro momento, o cliente precisa entrar na loja, olhar, se apaixonar pelo o que a loja oferece, ver as informações, se é seguro se não é.
E a blogueira é o ponto forte pra dizer se a loja é ou não segura. E como fazer isso sem saber como é o envio da loja?
Como saber se o sistema de envio é eficaz, como saber se vai chegar tudo certinho, como saber se o produto vai chegar em perfeitas condições se você nunca recebeu nada da loja? Como vai dizer a um leitor seu que os produtos da loja são ótimos sendo que nunca recebeu nada dela?
Entendam que, ao fazer um post sobre uma loja é preciso conhece-la, se um leitor perguntar algo sobre o produto como vão saber responder sendo que não tem ele em mãos?

Agora lojas que oferecem Afiliação
A loja que o blog era afiliado era de folheados
A afiliação funciona assim:
Você se cadastra no programa deles e se alguém comprar algum produto da loja usando o link do seu blog você ganha uma quantia em cima da compra.
Ou seja você é um vendedor.
Isso é legal pra quem tem lábia e sabe convencer.
Mas é a mesma coisa da parceria que citei ai em cima sobre muitas lojas
Vocês não conhecem os produtos.

O que se esperar da loja?
Quando você manda um pedido de parceria eles a analisam, muitas das vezes nem o fazem direito e já te pedem para colocar mil banners e fazer mil posts sobre ela.
Isso é errado!
Lojas tem que fazer um monitoramento sobre o blog, fazer perguntas, pesquisar nas redes sociais, ver o aceitamento do publico com esse blog, a quantia de seguidores, a quantia de comentários, tudo!
A partir dai ver se vale ou não apena fazer parceria com aquele blog.
Por que?
Muitos blogs só fazem parceria por causa dos produtos que podem receber e as lojas sabem disso e muitas vezes elas abusam dessa vontade para trazer novos clientes fazendo blogueiras mentirem.
Lojas sérias aceitaram a parceria e vai ser reciproco.
Eles vão analisar o blog vão ver se vale a pena e vão dizer sim ou não. Se sim pode ter certeza que gostaram do seu blog e você vai ser recompensado por isso, vai ganhar algum produto para falar sobre ele para suas leitoras e se a loja gostar do desempenho a recompensa pode ser muito maior, se não, muitas delas cortam a parceria e elas estão certas de fazerem isso.

Quando assumi o blog eu tirei todos os banners e mandei tudo se danar, o blog era meu e queria recomeçar com ele.
A partir dai quando alcancei 300 seguidores, foi quando comecei a divulgar nos grupos do facebook, recebi algumas proposta de parceria.
Essas parcerias que querem que você fale a marca, os produtos e banners pelo blog todo de graça, um post por semana, ou por mês.
Eu não divulgo nada, não falo sobre marca nem uma se eu não a conheço. E quado pego algo muito ruim mesmo, nem falo, porque não acho que vale a pena.
E era lojas mais focadas em acessórios e make ups.
Gente desculpa, mas lojas que fazem isso não tem credibilidade.
Primeiro: Meu blog é um blog é basicamente literário.
Falo sobre looks? Falo, não nego
Falo sobre unhas? Falo, não nego
Mas esses posts são minoria comparado aos de literatura.
Então porque uma loja focado em outro universo viria me pedir parceria?

Nesse um ano que estou no comando do blog eu só fui atras de uma parceria e foi com uma editora, mas cheguei tarde e eles já tinham fechado essa area.

O que eu quero dizer é que: Não compensa sair fechado parceria com qualquer loja só pra dizer que tem parceiros.
É legal Lojas que respeitam as blogueiras, e blogueiras que respeitam as lojas.
Não é legal ir atras disso só para receber produtos. É um modo hipócrita, faz muitas lojas desistirem dessa opção.

Acho que para se fazer uma parceria os dois lados tem que ganhar. É por isso que tento trabalhar sempre no blog, alem dele ser meu hobbie, esta em uma area que eu gosto e trabalhando nele o fazendo crescer pode me dar a chance de ter parceiros descentes e não qualquer loja que tente me roubar.
Pois para mim o que a maioria delas fazem é roubo.

15 comentários:

  1. Oi!
    Bom, primeiramente acho que devo te parabenizar pela postagem. Você disse tudo: não tenho parcerias com lojas mesmo, mas estou cansada de ver blogueiras firmando. Aí mil postagens sobre produtos que nunca vi aparecem e fico meio perdida, porque em geral essas meninas não recebem o que divulgam. Considero isso burrice. Divulgar pra não ganhar nada? Por favor, né!

    Um beijo enorme,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema todo da divulgação sem receber é que não se sabe se a loja é confiável e se o publico tem confiança naquela pessoa vai comprar, e se não for boa?
      E se tiver problemas na entrega?

      É o nome do blog que vai ficar sujo, porque se para uma leitora deu errado é o suficiente para acabar com a imagem da loja e da blogueira =/

      Excluir
  2. Concordo demais! As parcerias que eu já fiz, foram as que a empresa me mandou o produto, eu testei e contei, adorei, posso ser sincera.

    Adorei o post, tenho a mesma opinião, um site que acho ridiculo é o TPM de ofertas, a pessoa tem que estar muito desesperada por parceria..

    Beijinhos!

    http://www.cupcakedecereja.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é empresa séria, que querem que seus produtos realmente sejam testado. E tenho certeza que no seu posto você falou sobre ele sabendo como ele era, não falando sobre apenas uma imagem que viu na loja. Isso é parceria de verdade. Isso trás a verdade para as leitoras

      Eu não queria apontar nem uma loja, mas já que falou...
      Como pode as blogueiras postarem toda a semana sobre essa loja?
      Como eles abusam tanto das parcerias deles
      fico até boba de ver.

      Excluir
  3. Concordo com você ! tem um post de uma loja super confiável no blog
    http://quaseit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU vi Nicolly
      e bem você fez uma parceria e tem o produto para falar sobre ele, não falou o que viu pela imagem ou o que a empresa te mantou dizer

      Excluir
  4. concordo com vc , as lojas de hoje em dia usam os blogs para lucrar em cima deles ,sim eu tenho bastante parcerias mais antes de confirmar eu compro algo na loja pra ver com funciona se eles realmente irão entregar no prazo e se chegam em bom estado, parabéns pela postagem :)

    Mil Beijos

    www.miahblo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho algumas parcerias em meu blog mas sempre recebo algo para testar e digo se gostei ou não, tem algumas delas que me presentearam por gostarem do meu trabalho e nem me pediram para divulgar mas mesmo assim gostei e quis mostrar. Também acho um abuso afiliações porque você na verdade não ganha nada quando o lucro obtido tem que ser gasto na loja. Não faço afiliações, apenas parcerias. Aconselharia todas as meninas a seguirem seus conselhos e de preferência, escolherem empresas que combinam com você e seu blof.
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Antes de recomendar uma loja eu sempre testo os produtos, a qualidade, o atendimento e a entrega, divulgar uma loja sem conhecimento sobre a mesma, só para ter porcentagem sobre as vendas eu tbm não acho legal :/
    Me inscrevi aqui, se puder retribuir ficarei muito feliz!

    Beijos ♥
    www.pincelrosa.in

    ResponderExcluir
  7. Também não tenho nenhuma parceria no blog, concordo super com o que você falou!

    http://sweetpoisonteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você. ainda não tenho parcerias mas precisamos saber com quem estamos lidando e se a parceria é boa para os dois .

    http://isadoratendencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Linda, tudo bem ??
    Gostei muito da postagem, acho que hoje em dia muitas querem ver tudo caindo do cèu. O blog mal foi ao ar, e já estão desesperadas por parceria. È necessário pesquisar muito bem a loja, e como você mesmo disse. Parceria é ganha, ganha. Super beijos minha linda.
    http://sabrinaikeda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muito bom você abordar isso, por que muita gente agora quer parceria só pra dizer que tem. Por isso tem que pensar muuuuito antes de fechar uma. Parabéns por abordar esse tema tão bem! Bjos <3
    enfim-resolvido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. muito bom o post, concordo com o que vc disse, as vezes as parcerias quererm se aproveita das blogueias. bjoo

    conheça meu blog

    www.mundodaliy.com.br

    ResponderExcluir

- Sem ofensas
- Se seguir é só avisar que eu vou seguir de volta
- Deixe o URL do seu blog/site para que eu possa retornar a visita
- Eu sempre retribuo as visitas, mesmo se eu não comentar pode ter a certeza que eu o visitei.