quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Você não fala errado, veja o por que




Vamos dividir esse post em algumas partes para que todos possam ter uma ideia melhor e poder entender do que eu estou falando.

A gramatica Normativa
Gramatica normativa nada mais é do que pessoas prescrevendo nossa língua, ditando regras de como ela deve ser escrita e falada. E ditando que todas as outras formas de comunicação que não siga essas regras estão erradas.
É usado no ensino formal da lingua.
Ou seja é a lingua que a sociedade "culta" impôs sobre nós.
E se você não segue essa lingua, você é um ser que não sabe sua própria lingua.

E a gramatica normativa esta certa?
A resposta é: Depende do ponto de vista.
Na lingua escrita você é obrigado a saber todas essas regras, pois se não souber é julgado como uma pessoa não muito... Inteligente.
E claro se você tem um bom domínio da lingua escrita, suas chances de ser aceito em um emprego e em uma faculdade é muito maior.

Mas vamos ao ponto em que a teoria de Saussure... +/- isso
*Não eu não vou falar de Saussure, só que ele morreu em um bordel*

Vejamos A linguística estuda a lingua oral não a fala já que isso é algo pessoal.
Mas de acordo com ela não existe certo ou errado.

Agora chegando onde eu quero
A maioria das pessoas dizem que os falantes da nossa lingua não tem conhecimento da mesma.
Nós temos que discordar, nós temos pleno conhecimento e domínio do Português, nós nascemos no Brasil por isso nossa lingua natural é o Português, então a dominamos desde muito cedo.
O que acontece é que existem duas linguas no nosso país.
A lingua escrita que se estipulada português e o vernáculo que é a qual falamos diariamente.
Vejam
nós falamos uma lingua e escrevemos outra
reparem nas pessoas ao seu redor.
Muito raramente vocês vão ver alguém diferenciando "mas" e "mais"
A maioria de nós fala "nois vai" ao invés de "nós vamos"
Dizem "arroiz" ao invés de "arroz", "caxa" e não "caixa", "quejo" e não "queijo", "Tomati" e não "tomate"

E isso é errado?
É claro que não, é a variação que existe na nossa lingua entre a falada e a escrita é extremamente normal. Existem em todas as linguas e não é errada é apenas algo natural de cada lingua.
Você deve julgar alguém por falar de formas diferente da sua?
É claro que não, você mesmo se tiver em um ambiente descontraído vai dizer coisas erradas e fora da normal padrão. Nem Pasquale fala de acordo com a norma padrão 24 horas por dia.
Então não se preocupe se você troca o "e" pelo "i" ou o "o" pelo "u", tire o "i" da onde tem ou o coloque a onde não tem.
Fala "mais" ao invés de "mas", ou outras tantas coisas que existem na nossa lingua que é normal da nossa variação.
E acredite você domina mais o Português do que um gramatico que  impõe regras para ser usados.

E lembrem-se preconceito linguístico não é legal, nos temos varias regiões no nosso país e cada uma delas se expressa de uma forma, e nem uma delas esta errada. Apenas você por agir com preconceito.

6 comentários:

  1. Concordo, mas acho que a maioria das pessoas se queixam da forma que os outros escrevem e não da forma em que falam. Como você fala depende de onde você mora, tem lugares que falam "tomati" e outros que falam "tomate" e assim por diante. Mas acho que o problema mesmo está na escrita e é disso que as pessoas reclamam, daquela gente que na hora de escrever não sabe diferenciar "mais" de "mas" e etc. Meu avô, por exemplo, fala errado muitas coisas mas ele não escreve errado.

    coffeesandreams.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim eu fiz um post falando sobre isso também e explicando o porque acontece isso na escrita .-.
      Porem só vou postar semana que vem n_n

      Excluir
  2. É por isso que temos a língua informal. Por exemplo, existem palavras como "Cocota" que antigamente era referido como moças BEM arrumadas e bla bla bla. Hoje é conhecido como P*tas. Sim, caiu no popular. Assim como outras palavras que são usadas como o famoso PALAVRÃO. Mas, é isso mesmo que você disse... O que nós falamos, é bem diferente do que escrevemos e por isso tantas pessoas erram ao escrever, porque se treina mais o informal do que o formal, até porque a normatização mudou e as pessoas continuam colocando acento no "Ideia" kkkkkkk Mas eu nem ligo, sabe? Eu acho que perdeu-se a graça dessas pessoas que ficam chamando atenção do outro do jeito que ele escreve (digita) no facebook por exemplo. Interessante seu post amore, tava com saudades de vir comentar aqui no seu blog hehehe

    Beijooos <3

    isabelacariani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa lingua informal é o vernáculo, eu sito ele no post
      Variedades linguísticas é simplesmente normal.
      E é exatamente isso, por conta de usamos mais o vernáculo acabamos escrevendo na mesma forma que falamos, porem isso eu vou explicar no proximo post n_n

      Excluir
  3. Adorei o texto! A frase da imagem é da música "Zaluzejo", da banda O Teatro Magico...conhece? Eu simplesmente amo a banda, e essa música diz tudo que você disse no post de uma outra maneira... é linda! A variedade linguística é algo fantástico, pois é a forma como cada pessoa, cada povo de determinada região adapta a língua pra que fique mais "a sua cara"... devia ser algo pra se orgulhar!
    Beijos,
    a-meninadajanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu não a conheço .-.
      mas quando vi a frase achei que ela se encaixava muito bem no texto que escrevi.
      E realmente não há nada para se envergonhar só porque se fala diferente é algo natural que deve ser bem visto

      Excluir

- Sem ofensas
- Se seguir é só avisar que eu vou seguir de volta
- Deixe o URL do seu blog/site para que eu possa retornar a visita
- Eu sempre retribuo as visitas, mesmo se eu não comentar pode ter a certeza que eu o visitei.